O mercado de Software como Serviço (SaaS) está crescendo globalmente.
Segundo especialistas, o mercado brasileiro ainda é mal atendido, mas também cresce em ritmo acelerado.
Software como serviço (SaaS) é um modelo de licenciamento e entrega de software no qual o software é licenciado por assinatura e hospedado centralmente. Também é conhecido como software baseado na Web, software sob demanda e software hospedado.
O mercado de SaaS está crescendo não apenas globalmente – o Gartner, por exemplo, prevê que as tecnologias SaaS atingirão receitas de US$ 278 bilhões até o ano de 2021 (2017: US$ 145). O Brasil, representando um mercado mal atendido, com grandes oportunidades e concorrência ainda limitada, experimentará uma parte relevante desse crescimento.
Keiretsu Software com capital inicial de R$ 100 milhões
Segundo especialistas, o mercado brasileiro cresce em ritmo acelerado. Há poucos meses, um dos empreendedores pioneiros do negócio de internet brasileiro, anunciou a criação da Keiretsu Software, um grupo de empresas SaaS, com capital inicial de R$ 100 milhões para adquirir negócios em rápido crescimento e com alta escalabilidade. O plano é adquirir entre 40 e 70 startups até o final de 2020.
Em 2017, um grupo de empresas de internet e investidores lançou a primeira edição do “Brazil SaaS Landscape Research” (https://bit.ly/38apVw1).
Alguns dos principais fatos, de acordo com o comunicado oficial:
Empresas empresariais de SaaS no Brasil crescem mais rápido
do que startups focadas em B2C ou PME;
60% das empresas levam menos de 6 meses para
recuperar custos de CAC;
67% das empresas têm relação LTV/CAC superior
para 3;
As vendas internas são o mercado preferido
estratégia de startups SaaS; vendas de campo e vendas de canal são as mais avaliadas
eficiente;
26% das empresas pesquisadas possuem um marketplace
componente;
71% das startups brasileiras de SaaS são
inicializados e nunca levantaram nenhum financiamento.
As startups de SaaS mais emocionantes do Brasil
A empresa de pesquisa Tracxn, considerada a maior plataforma mundial de rastreamento de startups e setores inovadores emergentes, publicou um site de startups SaaS no Brasil, listando as dez mais interessantes de um total de 750 (observação: a última atualização foi em agosto de 2019 ): https://tracxn.com/explore/SaaS-Startups-in-Brazil. Após uma seleção de 4 das empresas listadas:
Olista | Multicanal
Venda de plataforma para pequenas e médias empresas
ContaAzul | On-line
soluções de contabilidade e faturamento para pequenas e médias empresas
Zoop | Etiqueta branca
solução de pagamento
Xerpa | Plataforma HRMS
As PME são os principais clientes
Outra pesquisa publicada recentemente pela
grupo empresarial Superlógica e outros, constataram que as pequenas e médias empresas
empresas (PMEs) são as que mais contratam fornecedores de tecnologia que oferecem
software como serviço. Segundo o estudo de mercado, 51,4% dos clientes de
as empresas que operam no modelo SaaS são PMEs.
André Baldini, CEO da Superlógica, comentou o resultado: “As empresas SaaS que vendem para PMEs entendem melhor as dores dessas empresas e têm conseguido resolver problemas reais com soluções que fazem sentido para o dia a dia desses negócios. Com isso, conseguem construir relacionamentos mais próximos que permitem maior experimentação.”
Entre em contato conosco
e saiba como podemos te ajudar