O Brasil é considerado uma das economias mais interessantes globalmente. Ao mesmo tempo, os líderes empresariais enfrentam um sistema complexo e burocrático quando querem estabelecer operações no país. Saiba mais sobre como estabelecer operações comerciais no Brasil.
A economia brasileira é considerada uma das mais atrativas para investimentos estrangeiros, especialmente em comparação a outros países emergentes. Segundo estudos recentes, o Brasil é a principal economia da América Latina e a 8ª maior economia do mundo. Com o governo Jair Bolsonaro, a expectativa é de uma economia mais aberta e pró-negócios, com o objetivo de estar entre as 50 melhores para se fazer negócios até 2022.
Apesar do potencial, os investidores enfrentam desafios significativos, como o complexo sistema tributário brasileiro e a preferência por negócios com empresas que possuem presença local, devido a questões fiscais e regulatórias.
Neste artigo, apresentamos as quatro principais maneiras de estabelecer operações comerciais no Brasil para investidores e empresas estrangeiras:
Objetivo: Obter suporte local para analisar o mercado brasileiro e encontrar potenciais parceiros comerciais ou fornecedores.
Solução: Contratar um agente de desenvolvimento de negócios residente no Brasil.
Empresas estrangeiras geralmente não podem enviar seus funcionários para atividades de desenvolvimento de negócios além de reuniões e conferências. Assim, a contratação de um residente brasileiro como agente de desenvolvimento é uma forma eficaz de evitar problemas de visto e obter suporte local.
Objetivo: Encontrar clientes brasileiros para bens, serviços ou software.
Solução: Contratar representantes comerciais brasileiros.
O representante comercial intermedia transações em troca de comissões e realiza atividades como:
A legislação brasileira protege os representantes comerciais, por isso é essencial firmar um contrato que proteja também os interesses do contratante.
Objetivo: Estabelecer uma parceria com um parceiro brasileiro que distribua os produtos diretamente aos clientes finais.
Solução: Firmar uma parceria com um distribuidor brasileiro.
Ao contrário do representante comercial, o distribuidor compra os produtos da empresa estrangeira e os revende no Brasil. Assim, os distribuidores precisam ter licença de importação para trazer os produtos ao país.
Objetivo: Estabelecer um compromisso comercial de longo prazo e construir uma marca no Brasil.
Solução: Incorporar uma subsidiária brasileira.
A criação de uma subsidiária permite maior controle sobre as operações e pode oferecer vantagens fiscais ao prestar serviços localmente. Além disso, ter uma empresa brasileira demonstra um compromisso de longo prazo com o mercado, o que ajuda na construção de uma marca forte e confiável no país.
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