Primeiros passos para estabelecer operações comerciais no Brasil

Como Estabelecer Operações Comerciais no Brasil

O Brasil é considerado uma das economias mais interessantes globalmente. Ao mesmo tempo, os líderes empresariais enfrentam um sistema complexo e burocrático quando querem estabelecer operações no país. Saiba mais sobre como estabelecer operações comerciais no Brasil.

Vista panorâmica de São Paulo, Brasil
Vista panorâmica de São Paulo, Brasil

A economia brasileira

A economia brasileira é considerada uma das mais atrativas para investimentos estrangeiros, especialmente em comparação a outros países emergentes. Segundo estudos recentes, o Brasil é a principal economia da América Latina e a 8ª maior economia do mundo. Com o governo Jair Bolsonaro, a expectativa é de uma economia mais aberta e pró-negócios, com o objetivo de estar entre as 50 melhores para se fazer negócios até 2022.

Desafios para investidores estrangeiros

Apesar do potencial, os investidores enfrentam desafios significativos, como o complexo sistema tributário brasileiro e a preferência por negócios com empresas que possuem presença local, devido a questões fiscais e regulatórias.

Principais formas de fazer negócios no Brasil

Neste artigo, apresentamos as quatro principais maneiras de estabelecer operações comerciais no Brasil para investidores e empresas estrangeiras:

  • Agente de desenvolvimento de negócios
  • Representante comercial
  • Distribuidor
  • Subsidiária brasileira

1. Agente de desenvolvimento de negócios

Objetivo: Obter suporte local para analisar o mercado brasileiro e encontrar potenciais parceiros comerciais ou fornecedores.

Solução: Contratar um agente de desenvolvimento de negócios residente no Brasil.

Empresas estrangeiras geralmente não podem enviar seus funcionários para atividades de desenvolvimento de negócios além de reuniões e conferências. Assim, a contratação de um residente brasileiro como agente de desenvolvimento é uma forma eficaz de evitar problemas de visto e obter suporte local.

2. Representante comercial

Objetivo: Encontrar clientes brasileiros para bens, serviços ou software.

Solução: Contratar representantes comerciais brasileiros.

O representante comercial intermedia transações em troca de comissões e realiza atividades como:

  • Identificar clientes potenciais;
  • Assinar contratos em nome do contratante (se autorizado);
  • Manter o contratante informado sobre desenvolvimentos de mercado;
  • Seguir instruções específicas do contratante, como política de preços;
  • Manter a confidencialidade das informações comerciais.

A legislação brasileira protege os representantes comerciais, por isso é essencial firmar um contrato que proteja também os interesses do contratante.

3. Distribuidor

Objetivo: Estabelecer uma parceria com um parceiro brasileiro que distribua os produtos diretamente aos clientes finais.

Solução: Firmar uma parceria com um distribuidor brasileiro.

Ao contrário do representante comercial, o distribuidor compra os produtos da empresa estrangeira e os revende no Brasil. Assim, os distribuidores precisam ter licença de importação para trazer os produtos ao país.

4. Subsidiária brasileira

Objetivo: Estabelecer um compromisso comercial de longo prazo e construir uma marca no Brasil.

Solução: Incorporar uma subsidiária brasileira.

A criação de uma subsidiária permite maior controle sobre as operações e pode oferecer vantagens fiscais ao prestar serviços localmente. Além disso, ter uma empresa brasileira demonstra um compromisso de longo prazo com o mercado, o que ajuda na construção de uma marca forte e confiável no país.

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